Cora Coralina foi o pseudônimo escolhido por Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas para um assombroso talento com as letras e para a autoria de uma poesia autêntica e cristalina, essa valente e incansável senhora, doceira de mão cheia, que só veio a publicar seu primeiro livro (Poemas dos Becos de Goiás) aos 76 anos de idade e que colocou os horizontes de sua cidade, pela primeira vez, nas mais importantes páginas de crítica literária. Nascida em 1889, na então Goiás Velha, onde faleceu em 1985, Cora Coralina, ou Aninha como era conhecida, viveu seu destino provinciano e humilde, cuidando das tarefas domésticas, de quatro filhos e dos tachos de doces e confeitos, mas também escrevia poemas e estórias da sua Goiás, desde os 14 anos.
Produziu uma literatura  fascinante, humanista, sensível e atenta, dona da sabedoria dos que dão mais valor à “mãos fecundas, laboriosas e jamais ociosas”, do que à vãs preocupações intelectuais. Tornou-se conhecida pelo País muito pela admiração que Carlos Drummond de Andrade rendia à poesia dessa talentosa “mulher operária, mulher sertaneja, livre, turbulenta, cultivadamente rude, inserida na gleba, mulher terra...”  como ela mesma se descreveu em um de seus versos.

O Menu de sobremesas baseia-se no Livro “Cora Coralina: Doceira e Poeta” – de Cora Coralina
Publicação da Editora Global - 2009
As receitas para o menu foram especialmente escolhidas e reveladas por sua filha caçula, Vicência Brêtas Tahan,  que é também a idealizadora do livro que reúne as receitas açucaradas da mãe.

 

 Entrada
Pasteizinhos Caipira de carne
“Mamãe adorava pasteizinhos.”
Prato principal

Empadão Goiano com Saladinha
O prato preferido da poetisa, como revelou sua filha. A massa é de empada, mas utilizada numa forma maior, como uma torta. O toque especial de Cora foi dado no recheio que leva guariroba, frango desfiado, pedaços de queijo fresco, azeitona, carne de porco picadinha ou pedacinhos de lingüiça – aquela fininha – ingredientes em seguida regados, já na massa, com um molhinho de tomate para umedecer.
Sobremesas
Ambrosia
O doce favorito de Aninha – a Cora Coralina.
Ou
Compota de Laranja da Terra em Calda
Inspirada nos doces de frutas glaceadas que a Cora Coralina vendia.

R$ 44,00
(bebidas e serviço não inclusos)

 

Faça o download do Cardápio, clicando aqui

 

Voltar